terça-feira, 14 de julho de 2009

Cirurgia....

Olá meninas, tudo bem???? Eu tenho andado sumida pois tenho ralado muito para tentar deixar tudo em ordem, mas a partir de amanhã terei mais tempo, pois vou ter que ficar de molho por pelo menos 20 dias.... como o título de post, amanhã estarei sendo submetida a uma cirurgia para retirada de dois miomas subserosos que estão bem grandinhos, tenho acompanhado-os desde 2000, mas os outros médicos sempre me sugeriram engravidar antes da cirurgia, e assim o fizemos, porém sofri dois abortos espontâneos e isso foi muito doloroso, o primeiro estava com 3 semanas mas o segundo já estava com 3 meses e ele ou ela estava formadinho(a)... mas a vida seguiu, e ainda no hospital várias pessoas me indicaram a Dra Rogéria, que é especialista em miomas, endometriose, reprodução humana...etc... e já na primeira consulta ela nos indicou a cirurgia o que foi confirmada através dos vários exames (ressonâncias, ultra-sonografias, etc...), mas o melhor vem depois, pois conforme suas estatísticas e experiência, poderei engravidar logo logo ... isto é... 3 meses depois da cirurgia... isso é bom demais...

Eu estou ansiosa e com uma sensação de que um novo tempo se aproxima, tenho fé de que correrá tudo bem.

Segue abaixo um resumo sobre a miomatose, o meu questionamento sempre foi como e porque eles surgem, e até hoje sempre recebi a mesma resposta, ou que não tem explicação ou que é hereditário... mas eu penso que devem ser esses hormônios/venenos que estamos sempre expostos, seja os para crescimento de frango, agrotóxicos... e outro fator ...stresse...



MIOMATOSE UTERINA
Miomas uterinos, também conhecidos por fibromas, são tumores benignos do útero. Compostos de tecido muscular, são as massas uterinas mais comuns e freqüentes, sendo sua incidência de 25% ao redor dos 35 anos.
A causa é desconhecida, mas sabe-se que seu crescimento é dependente de fatores hormonais, diminuindo de tamanho após a menopausa. Podem ser únicos ou múltiplos e desde bem pequenos até atingir enormes volumes.
Os sintomas são muito variáveis. Entre todos o mais freqüente é o sangramento uterino anormal, caracterizado pelo fluxo menstrual intenso, muitas vezes com coágulos, podendo resultar em anemia. A dor pode se apresentar em forma de cólica menstrual (dismenorréia), mas se ocorrer de maneira repentina e severa requer avaliação, podendo indicar uma torção. Alguns sintomas compressivos podem ocorrer, tais como aumento da freqüência urinária, retenção de urina, constipação e compressão dos vasos pélvicos, causando varizes e inchaços nas pernas.
O diagnóstico pode ser realizado pelo exame físico, revelando um útero aumentado de tamanho, nodular ou assimétrico. A ecografia pélvica transvaginal confirma o diagnóstico e exclui outras patologias. Um exame histológico deve ser realizado antes de uma cirurgia para descartar condições malignas. Não existe prevenção conhecida para essa patologia.
O tratamento deve ser individualizado, dependendo da presença ou não de sintomas importantes e da idade da paciente. Na conduta deve-se controlar o crescimento do mioma. O tratamento pode ser medicamentoso ou através de cirurgia: miomectomia (retirada só do mioma) ou histerectomia (retirada de todo o útero).


Um grande beijo... e manterei informada...

2 comentários:

  1. Oi Patricia!
    que triste perder os bbs ...
    Gostei de sua esperança e fé! Desejo que a cirurgia ocorra de forma ótima e que sua recuperação seja rápida! Desejo ainda que Deus derrame suas bençãos sobre sua vida!
    bjk e mande noticias

    ResponderExcluir
  2. a cirurgia já foi? vc está bem?
    bjk

    ResponderExcluir